Esquerda - Conteúdo.

Navegação Via Teclado - Teclas de Atalho (Jaws, IE, FF e Chrome).

Marco Antonio de Queiroz - MAQ.

Conceitos básicos.

Algumas pessoas, especialmente pessoas com deficiência visual e com deficiências motoras, que têm pouca ou nenhuma destreza manual ou coordenação motora para a utilização do mouse, podem usar o teclado para navegar pelas páginas web com seus browsers.

Para isso, são utilizadas teclas combinadas, que podem ser chamadas de teclas de atalho ou teclas de navegação, que nada mais são que uma tecla isolada ou um conjunto de teclas que substituem a manipulação do mouse para a execução de tarefas.

Existem 3 tipos de teclas de atalho para a navegação pelas páginas web, que podem ser utilizadas isoladamente ou em simultâneo:

  1. Teclas de atalho do próprio navegador;
  2. Teclas de utilização do leitor de tela ou outras tecnologias assistivas;
  3. Teclas de navegação e atalho de um site criadas por seu desenvolvedor.

Neste texto iremos mostrar os tipos de teclas de atalho e como utilizá-las, não só as teclas dos próprios browsers, especialmente dos Internet Explorer 5.0 em diante, Firefox 2.0 até aos atuais, e, finalmente, o Chrome da Google, que, com o Jaws, desde a versão 12 tem conseguido fazer uma leitura quase perfeita dos conteúdos renderizados por esses navegadores, além das teclas que podem ser colocadas nas páginas web por seus desenvolvedores.

Teclas de Atalho dos Navegadores Internet Explorer, Firefox e Chrome.

O Internet Explorer é um programa de navegação pelas páginas da web que proporciona razoável grau de acessibilidade para os leitores de tela, especialmente porque, sendo o navegador mais utilizado entre os usuários Windows, os produtores dos softwares de leitura de tela e outras tecnologias assistivas se dedicam bastante a torná-lo o mais acessível possível. Até pouco tempo era o único browser gráfico que proporcionava um bom acesso às páginas web para leitores de tela.

Teclas de atalho do Internet Explorer

Testes de pessoas com deficiência visual no navegador da Google demonstraram que o Chrome conseguiu, a partir de sua verso 15 e através da versão 12 do Jaws uma acessibilidade inimaginável. Ainda está pendente igual acessibilidade em seus menus de navegação, mas encontra-se tremendamente acessível no corpo das páginas web que apresenta.

Estas são as teclas de atalho do Chrome, entre e saiba como navegar nele.

Atualmente, tanto o Firefox quanto o Chrome foram incluídos na adequação de acessibilidade dos fabricantes comerciais como a Freedom Scientific Site Externo., criadora do Jaws for Windows. A partir da versão 7.0, melhorando ainda mais nas versões seguintes.

O leitor de tela NVDA Site Externo., software livre e gratuito apoiado pela Mozilla Foundation Site Externo., funciona também com muita qualidade com o Firefox, embora ainda não no Chrome.

Teclas de atalho do Firefox.

Entretanto, para pessoas com deficiência visual, não se pode navegar pelos sites sem que eles sejam sonorizados por seus leitores de tela e, para isso, precisam unir as teclas de atalho de seus bnavegadores de escolha às teclas de navegação de suas tecnologias assistivas.

Teclas de Utilização do Leitor de Telas.

Se pessoas com deficiência visual quiserem aprender a navegar pela web, ou mesmo desenvolvedores de páginas desejarem testar seus conteúdos através de uma navegação com leitores de tela, uma das possibilidades é a de fazer um download do Jaws for Windows - Software comercial com versão DEMO. Site Externo. e, posteriormente, utilizarem as teclas a seguir:

Teclas Rápidas.

Cabeçalhos: h
Cabeçalhos de níveis 1-6: 1-6.
Formulários: f.
Botões: b.
Tabelas: t.
Listas: l.
Itens de lista: i.
Texto: n (Aqui só salta para textos que não estejam inseridos nos elementos acima).
Shift + Tecla: Navegação pelos elementos em ordem inversa.
Ctrl + Insert + Tecla: lista dos elementos das teclas.

Outros atalhos de navegação:

Insert + F5: Lista dos elementos de formulários.
Insert + F6: Lista dos cabeçalhos.
Insert + F7: Lista de links.
Alt + D ou F6: Barra de endereço do navegador.

Tabelas de dados:

Para pular diretamente à uma tabela tecle T.
Para navegar por células de uma tabela mantenha Ctrl + Alt pressionado e use:
seta para cima ou seta para baixo - seta para esquerda seta para direita. para se movimentar pelas células:
Ctrl + Alt + 5 do teclado numérico: leitura das linhas e/ou colunas de cabeçalho para a célula corrente.

Formulários.

Para chegar diretamente a um formulário teclar F.
Ao acessar um elemento de formulário tecle Enter para entrar em módulo formulário.
Em módulo formulário digitar informação.
Tendo entrado em módulo formulário, somente Tab e Shift + Tab navegam pelos controles de formulário.
barra de espaço para marcar e desmarcar checkboxes .
seta para cima e seta para baixo para marcar grupo de botões de radio.
seta para cima e seta para baixo ou a Primeira letra para selecionar um elemento de um combobox.
Para sair do módulo formulário tecle + no teclado numérico.
O JAWS sai automaticamente do módulo formulário quando você envia o formulário, quando navega para outra página ou quando seleciona um botão.

Outras Teclas - Teclas Gerais do Jaws.

Insert Seta ESQUERDA: Lê palavra anterior.
Insert Seta Direita: Lê palavra seguinte.
Insert Seta Acima: Lê linha corrente.
Seta Acima: Lê linha anterior.
Seta Abaixo: Lê linha seguinte.
Ctrl: Interrompe a leitura.
Alt Seta Abaixo: Abre caixa combinada.
Alt Seta Acima: Fecha caixa combinada.
Insert Seta Abaixo: Lê tudo a partir de onde estiver o cursor.
Esta função consiste em ler um texto de uma forma contínua a partir da localização atual do cursor. Se interromper este modo com a tecla CONTROL, o cursor fica perto do ponto onde o Jaws estava lendo.
Insert F: Fonte.
Insert 5: Cor da letra e do fundo.
Insert Page Down: Lê última linha da janela.
Lê quase sempre a barra de status.
Insert T: Lê título da janela.

Teclas de navegação e atalho de um site criadas por seu desenvolvedor.

Quando o desenvolvedor ou mantenedor de um site procura fazer de seu site um site acessível, não exclusivamente para a navegação através do mouse, como também via teclado, pode criar inúmeras facilidades e, por vezes, a única possibilidade de navegação de pessoas com deficiência por um site.

Existem mais de 100 itens de acessibilidade web recomendados pelo WCAG 1.0, do departamento WAI do W3C, mas especificamente em termos de teclas de atalho e navegação, podemos nos restringir a:

  1. saltos com âncoras. Também conhecidos como salto para a mesma página, são links comuns que apenas saltam um trecho da página em que se está, bastando para isso ser pressionada a tecla enter, como em todos os links comuns (Ver artigo "saltos").
    <a href="#salto">salta para o label</a> corre a página até <a name="salto" id="salto">label</a> Ele proporciona uma "rolagem de tela" em simultâneo, deixando o label de chegada no topo da página para que continuemos a navegação a partir dela.
  2. Chaves de acesso: fornecidas através do atributo de link accesskey, o qual se faz associar obrigatoriamente a um número ou letra. Salta para um link ou entrada de formulário em que foi programado, a partir de qualquer local em que se esteja na página, menos no próprio link ou entrada de formulário onde se está. No Internet Explorer, para acionar tal salto, basta pressionar alt e simultaneamente o número em que foi definido. No caso do Firefox, tecla-se alt + shift e o número. (No caso dessa página, se teclarmos Alt + 1 no Internet Explorer iremos para a página principal, enquanto que no Firefox seria alt + shift + 1, por exemplo.)
    1. Muitas páginas são desenvolvidas erroneamente com esse recurso associado a letras. Isso muitas vezes faz com que se crie acessibilidade para a página retirando-se a acessibilidade do próprio navegador. Por exemplo: quando o salto é alt + f, com a intenção de se ir para algum link forjado no final da página, portanto, f de fim, acaba-se com o recurso de acessibilidade de se chegar aos favoritos do Internet Explorer, cujo acesso via teclado já é o alt + f. Como o cursor obedece prioritariamente às tags e atributos da página, irá para o final desta e não se conseguirá mais colocar tal página no favoritos por esse caminho.
    2. O Internet Explorer apenas posiciona o cursor no link onde se encontra o atributo accesskey, enquanto o Firefox, além disso, executa o link entrando na página.

Estas são, em geral, as teclas de atalho que mais precisamos para testar e navegar pela web por via do teclado. Como podemos notar pelas teclas de atalho do Jaws, os leitores de tela, assim como outras tecnologias assistivas, baseiam-se em padrões para que possam funcionar, tornando possível e facilitando a navegação de pessoas que precisam dessas tecnologias para isso. Dessa forma, é sempre bom destacar a importância dos padrões web (web standards no desenvolvimento de conteúdos web. Isso significa apenas que sejam empregadas as marcações para o exato fim a que se destinam. Páginas criadas com tabelas para o posicionamento de elementos e diagramação simplesmente desorientam a navegação com leitores de tela. Quando é pressionada a letra T para chegarmos a uma tabela de dados, encontra-se outros elementos além da tabela e não exatamente as células de uma tabela acessível. Se o criador da página utiliza outros recursos sem que as tags de cabeçalho sejam aplicadas, nunca se chega aos mesmos e por aí em diante.

Disponibilizado em: 04/07/2008.