Esquerda - Conteúdo.

Assine os Feeds do Acessibilidade Legal.

O que são Feeds RSS?

Uma Feed RSS é um arquivo criado por alguns sites e por quase todos os blogs, que contém uma versão resumida das últimas informações neles publicadas.

Com tantos sites e blogs que visitamos todos os dias, torna-se difícil ficar atualizado com relação às últimas novidades e artigos de cada um. O arquivo de Feeds/RSS é justamente onde se disponibiliza as novidades.

Conforme um usuário vai "assinando" os Feeds de cada site ou blog, este vai se juntando aos demais feeds anteriormente assinados e, através de um leitor de Feeds, podemos ler em um só espaço as atualizações sem a necessidade de se visitar todos os lugares de nossa preferência, economizando muito tempo. Podemos ainda entrar somente nos sites que estão apresentando os novos artigos que ficamos mais interessados.

O que significa RSS?

RSS significa Really Simple Syndication (agregašŃo realmente simples) e é usado para descrever a tecnologia usada na criação de feeds. Todos os formatos de feeds da Web são baseados no XML (Extensible Markup Language), uma linguagem de computador baseada em texto e usada para descrever e distribuir dados e documentos estruturados.

Como posso ver o RSS ?

Cada Feed dispõe do seu próprio endereço na Internet e podemos chegar nele diretamente através de qualquer navegador. O deste site é o arquivo rss.xml, que se encontra em:

www.acessibilidadelegal.com/rss.xml

No entanto, a maior parte das feeds contém código que não é facilmente perceptível pelo utilizador comum da web. Assim, para ler os conteúdos de uma Feed é necessário ter um leitor de Feeds.

Os leitores de feeds funcionam de forma semelhante a um programa de correio eletrônico. No entanto, em vez de consultar uma caixa de correio periodicamente, o leitor de feeds consulta os arquivos RSS subscritos à procura da última versão disponível.

Estes leitores de Feeds podem ser aplicações web ou aplicações locais que se instalam no computador. Alguns exemplos:

Serviços web: Feeds do Acessibilidade Legal.

Algumas Aplicações locais.

  • Mac OS X: NetNewsWire ; Vienna.
  • Windows: FeedDemon
  • Linux: Straw.

Browsers com suporte para RSS.

  • Mac OS X: Safari
  • Windows XP/Vista: Internet Explorer 7
  • Windows: Opera.
  • Windows e Linux: Mozilla Firefox

Disponibilizado em: 16/04/2008.