Esquerda - Conteúdo.

O Básico sobre Linux e o Leitor de Tela Orca.

André Carioca.

Acessibilidade, Interface Gráfica e Distribuições Linux.

Hoje, uma pessoa cega tem acesso ao Linux e suas ferramentas, através de um leitor de telas chamado Orca. Ele roda em qualquer distribuição Linux que rode a interface gráfica Gnome, E algumas distribuições, como Ubuntu, já vem com ele.

O que é interface gráfica? No Windows, estamos acostumados a ter sempre aquela área de trabalho, sempre aquele mesmo desenho de tela... No Linux não. Existem várias formas de tela chamadas desktops e você utiliza a que achar conveniente. As mais conhecidas são Gnome (onde o Orca roda) e KDE.

E o que é distribuição? O Linux tem seu código livre. Assim sendo, algumas pessoas podem fazer suas auterações no código, para o deixar da forma que mais as agrada, ou para tornar a distribuição mais voltada para um determinado grupo de pessoas.

Existem algumas distribuições para uso doméstico, outras mais voltadas para Estúdios, ou outras voltadas para você. Conhecemos várias distribuições Linux hoje, como: Kurumim, Debian, Redhat, Fedora, Slakware, Ubuntu, etc.

Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual.

Agora entraremos na questão de acessibilidade e não há como falar nisso sem falar na distribuição Ubuntu. Ubuntu é uma distribuição africana de ajuda mútua, partindo do princípio que a colaboração entre seus usuários pode fazer com que todo o grupo cresça.

No caso dos softwares, se entende que estes devem ser acessíveis ao maior número de pessoas possível, independente de sua condição, idioma e etc. Isso explica o fato dela ter sido traduzida em vários idiomas, e de incorporar ampliador e leitor de tela (orca), assim como outros recursos.

Não podemos comparar o Orca com os leitores de tela para Windows como o Jaws, Virtual Vision etc., uma vez que são desenvolvidos para plataformas diferentes. Mas é possível dizer que hoje, o Orca está para o Linux, assim como o Jaws está para o Windows, dando autonomia para que o cego trabalhe no micro, executando tarefas desde as mais básicas, assim como também as mais avançadas, como navegar na internet, ouvir rádio online, editar áudio, receber, ler e enviar e-mails, abrir, ler, e editar documentos e planilhas, trabalhar com banco de dados, criar páginas web, utilizar messenger (MSN, Yahoo, ICQ, AIM, Googletalk, Jabber), ler arquivos PDF, ouvir os mais variados formatos de áudio, assistir filmes no computador, acessar servidores remotos via Telnet ou SSH, acessar servidores FTP, trabalhar com banco de dados e inclusive SQL, etc.

A distribuição Ubuntu ainda traz outra vantagem: Ela roda a partir do CD, o que te permite primeiro testar a navegação no sistema, para depois decidir se quer instalar ou não.

O Fato do Orca poder ser ativado nessa circunstância, permite até que um cego instale o sistema na máquina com o auxílio por voz, ao passo que no Windows ele precisará de alguém que enxerga, pois não terá leitor de tela nessa etapa. Assim sendo, formatar o sistema e instalá-lo fica completamente acessível a uma pessoa cega, o que antes não era.


Site para baixar o Ubuntu:

Para maiores detalhes sobre acessibilidade no sistema operacional Linux, acesse:
http://www.linuxacessivel.org Site Externo.

Alm de dicas e documentao, possvel fazer o Download de uma distribuio chamada Linux acessvel, que um Ubuntu customizado para facilitar cegos iniciantes no sistema. Dentre as mudanas efetuadas, podemos citar o Orca j sendo carregado no boot e falando em portugus, assim como outras configuraes de acessibilidade.

E para os que imaginam que navegar no Linux é difícil, que tem que aprender uma infinidade de linhas de comando e que é totalmente diferente do Windows e se faz necessário aprender tudo do zero, engana-se. A navegação com o leitor Orca é bem semelhante.


Procure tambm em
http://www.ubuntubrasil.org . Site Externo.
versão Desktop CD.

Disponibilizado em: 04/04/2008.
Atualizado em: 18/09/2010.